top of page
Posts Em Destaque

As dúvidas mais comuns sobre implantes de silicone


A cirurgia para colocação de implantes de silicone nas mamas é o sonho de muitas mulheres, tanto que está entre as cirurgias mais feitas no Brasil, de acordo com o ranking da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


Com o avanço da tecnologia, a cirurgia para colocação dos implantes de silicone nas mamas (mamoplastia de aumento, com inclusão de implantes de silicone) tem apresentado resultados cada vez mais naturais e menos complicações. No entanto, apesar de a procura ser alta, são muitas as dúvidas e todas devem ser sanadas antes da realização do procedimento.


Para realizar o procedimento, a idade mínima deve ser de 18 anos, salvo exceções que devem ser avaliadas juntamente com o cirurgião plástico. É importante que as pacientes com menos de 18 anos, passem pela aprovação do cirurgião e tenham o acompanhamento de um representante legal. O apoio dos pais nesse caso é fundamental. A decisão deve ser segura e é preciso estar ciente dos motivos que a levaram a procurar por essa intervenção, já que a plástica traz transformações e não há como voltar atrás. Por isso, é importante escolher um profissional de confiança, membro da SBCP, pois só um especialista capacitado poderá diagnosticar qualquer alteração na mama ou no implante.


Antigamente, o silicone tinha prazo de validade. Os novos implantes, no entanto, apesar de não durarem para sempre, podem permanecer no corpo indeterminadamente, desde que os exames de acompanhamento mostrem que estão intactos. Para identificar o momento certo para a troca, é fundamental fazer o acompanhamento anual com o cirurgião plástico.


Dúvidas comuns das pacientes no consultório:

  • Está disposta a colocar o implante de silicone, porém, ainda não conseguiu definir qual o tamanho que deve ser?! Existe uma variação que, normalmente, vai de 200 mL até 600 mL. A decisão deve ser da paciente, mas é preciso alinhar expectativa e realidade, levando em consideração a harmonia e as proporções de seu corpo.

  • Muitas mulheres sentem-se ansiosas para colocar implantes nas mamas antes de engravidar, mas têm dúvida se isso irá impedi-las de amamentar. Contudo, o silicone não interfere na amamentação, pois o implante se localiza abaixo do tecido mamário. Por isso, a cirurgia pode ser feita mesmo em quem ainda não engravidou.

  • Outra dúvida frequente é se o silicone influencia na incidência do câncer de mama. Não há nenhum estudo que comprove essa hipótese. O implante não atrapalha nada quanto à saúde da mulher. Porém, o indicado é que, antes de realizar a cirurgia, as mamas sejam avaliadas através de exames necessários, sejam eles pré-operatórios ou os tradicionais exames de rotina.

Esse tipo de procedimento tem baixo índice de complicações, mas vale a pena estar por dentro dos possíveis imprevistos. Converse sempre com seu médico.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page