top of page
Posts Em Destaque

Diabetes: quais os cuidados em procedimentos cirúrgicos?


Entenda como o diabetes pode afetar a recuperação cirúrgica e saiba quais os cuidados para garantir um procedimento mais seguro


Em 2017, o Ministério da Saúde liberou dados que apontavam o crescimento do número de brasileiros diagnosticados com diabetes em 61,8% entre 2006 e 2016. Com isso, foi verificado que quase 9% da população sofre com a doença. Esse número corresponderia a quase 19 milhões de pessoas!


São muitas as pessoas que convivem com o diabetes e, por isso, é sempre importante levarmos em consideração alguns cuidados especiais que devem ser tomados por médicos e pelos próprios pacientes quando falamos de procedimentos cirúrgicos. Inclusive, com uma avaliação médica rigorosa, é possível que diabéticos passem por cirurgias plásticas. Com todos os exames em mãos, é necessário conhecer os principais cuidados para garantir procedimento e recuperação mais seguros.


Controle da glicemia

Manter os níveis glicêmicos é essencial para a recuperação de uma cirurgia, por mais simples que ela seja. Com o diabetes controlado, o risco de infecção é menor e a cicatrização ocorre de forma mais tranquila. Por isso, deve-se evitar tanto a queda (hipoglicemia) quanto o aumento (hiperglicemia) da glicose.



Cuidados no hospital

Os níveis de glicose no sangue do paciente precisam ser monitorados constantemente, antes, durante e depois do procedimento cirúrgico. A medicação pode ser ajustada, e o jejum precisa de atenção redobrada. É essencial verificar se o hospital está preparado para atender um paciente com diabetes.


Contudo, é importante lembrar que cada paciente e cada procedimento deve ser analisado em todas as suas particularidades, e podem seguir orientações diferentes. O melhor a se fazer é procurar um profissional de confiança e tirar todas as dúvidas antes de se submeter a uma cirurgia, garantindo o máximo de segurança possível para sua saúde e recuperação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page