top of page
Posts Em Destaque

Procedimentos estéticos são seguros na terceira idade?

Qual imagem você tem de uma pessoa idosa em sua cabeça?


Se você imaginou um velhinho de bengala ou uma senhorinha fazendo crochê, saiba que sua visão pode estar totalmente errada. A expectativa de vida aumentou e as pessoas da terceira idade estão cada vez mais ativas e vaidosas.


Não raro, muitos deles recorrem à cirurgia plástica para renovar a autoestima. Mas, será que é seguro? A resposta é sim, desde que o paciente esteja apto e saudável.

Entre os procedimentos mais realizados por pacientes da terceira idade estão a cirurgia nas pálpebras; a abdominoplastia e a mamoplastia de redução / mastopexia.


O que impede a realização de uma cirurgia plástica é a saúde do paciente, e não a sua idade cronológica. Desde que o paciente passe por todos os exames pré-operatórios necessários e esteja em dia com a saúde, ele pode, sim, passar pelo procedimento desejado. O que pode acontecer, no caso de pacientes idosos, é o médico solicitar alguns exames adicionais. Caso o paciente não obtenha resultados satisfatórios, o médico entende que ele não pode passar, naquele momento, por uma cirurgia com fins estéticos.


Porém, mesmo que o paciente seja impedido de realizar procedimentos mais “pesados”, é possível que esse ele possa passar por outros tipos de cirurgia. Um paciente que tenha dificuldade de locomoção dificilmente conseguirá permissão médica para realizar uma abdominoplastia, mas, talvez, ele consiga realizar correção de pálpebras, por exigir menos de sua condição física no pós-operatório.


Alguns cuidados especiais também devem ser observados em pacientes idosos. O cirurgião vai buscar técnicas cirúrgicas mais enxutas, para que a cirurgia dure menos tempo e tenha menor deslocamento de pele. Também não é recomendável a realização de dois procedimentos associados, uma vez que o tempo de recuperação para esses pacientes é maior.


Em regra, não existe um limite máximo de idade para passar por uma cirurgia plástica. Converse com um especialista de sua confiança sobre o procedimento que você deseja realizar, verifique os exames necessários e cuide bem de sua saúde.


Manter sua autoestima em alta é assunto para a vida toda!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page