top of page
Posts Em Destaque

Mamoplastia e o câncer de mama


Podendo ser associada a procedimentos oncológicos, cirurgia plástica nas mamas pode favorecer a autoestima e ajudar na recuperação das mulheres.


Entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres brasileiras está a mamoplastia. Na maioria dos casos, as pacientes procuram por essa cirurgia por uma insatisfação com o formato ou volume desproporcional dos seios ou com a firmeza das mamas.


No entanto, a plástica nas mamas também pode estar associada diretamente ao procedimento de retirada de um tumor. Isso faz com que, durante o mesmo procedimento, ocorra o tratamento adequado do câncer de mama e um remodelamento mamário.


Para muitas mulheres que tiveram o câncer de mama e precisaram fazer a mastectomia, a estética e as cicatrizes do(s) seio(s) removido(s) costumam ser impactantes para a autoestima. Mesmo que em um momento tão delicado a primeira reação não seja a de pensar na parte estética, mas na recuperação, a reconstrução mamária pode ser importante para a saúde psicológica da mulher.


A recomendação médica é que a mamoplastia seja feita em associação com o procedimento oncológico, aproveitando o momento da cirurgia e para facilitar a recuperação da paciente, quando isso for possível.


No entanto, essa não costuma ser uma das prioridades discutidas no momento do diagnóstico, e nem sempre a paciente se lembrará dessa indicação. Mas existe também a possibilidade de fazer a mamoplastia em outro momento.


O tipo de cirurgia plástica que será feita vai depender da quantidade do tecido mamário removido por causa do tumor. Pode ser utilizada parte do tecido do abdome como um retalho para fazer a reconstrução, mantendo irrigação sanguínea no local, ou um tecido das costas e uma parte da musculatura dorsal, em conjunto com um implante (prótese).


Outra alternativa é o implante expansor (prótese expansora), que vai sendo preenchido gradualmente para estimular o crescimento da pele, até que o implante de silicone definitivo possa ser colocado. É possível também reconstruir a aréola e o mamilo, dando lugar à cicatriz da cirurgia oncológica que removeu o tumor.


Esse tratamento é delicado e lida diretamente com a autoestima e com a saúde psicológica da mulher, por isso, é sempre importante procurar um profissional de confiança e que saiba te instruir conforme as suas necessidades.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page