top of page
Posts Em Destaque

Renovando a autoestima, cirurgia plástica pode ser uma alternativa no combate ao bullying


A cirurgia para corrigir a orelha de abano está entre os dez procedimentos mais realizados no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com média de 2,5 mil cirurgias por mês. A intervenção pode ser feita a partir dos 6 anos de idade e tem sido uma opção para os pais, como forma de evitar que os filhos sejam vítimas de bullying. Humilhações refletem em problemas de autoestima, podendo levar ao desenvolvimento de complicações psicológicas mais graves e, por fim, prejudicando o convívio social da criança.


Além das orelhas de abano, casos de bullying também são associados a outras condições, como a ginecomastia (desenvolvimento anormal da mama masculina), seios muito grandes, nariz avantajado e obesidade.


Com o objetivo de minimizar essas alterações, a cirurgia plástica tem como foco o bem-estar físico e social do paciente.


No caso das mamoplastias redutoras para mulheres, o procedimento pode eliminar o desconforto dos seios muito grandes e que levam a dores nas costas e ombros, irritações dermatológicas, entre outros fatores.


Acompanhamento psicológico

Jovens que possuem algumas dessas características frequentemente sofrem chacotas, humilhações e agressões dos colegas, o que prejudica significantemente a autoestima. As consequências disso vão desde a queda no desempenho escolar até o desenvolvimento, em situações mais extremas, de um quadro de depressão.


Por isso, buscar acompanhamento psicológico é fundamental. Aliados ao suporte terapêutico, procedimentos estéticos são capazes de renovar o bem-estar e a autoconfiança das pessoas. Também é necessário o acompanhamento de outros profissionais, para que a pessoa volte a se sentir com a autoestima elevada e segura com seu corpo.


Principalmente para adolescentes, que passam por um período delicado de formação e aprovação, para se sentirem aceitos em determinados grupos.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page