top of page
Posts Em Destaque

Como saber se você pode passar por uma cirurgia plástica?


Para um procedimento seguro e preciso, há uma série de avaliações importantes antes da operação.

Você ouviu por aí que qualquer pessoa pode passar por uma cirurgia plástica? Isso é um mito. Em geral, para toda intervenção eletiva – como é o caso da maioria das cirurgias plásticas –, o paciente deve passar por uma avaliação detalhada.


Logo nas primeiras consultas, é necessário conhecer o histórico, analisando cuidadosamente a saúde de quem irá passar pelo procedimento. Somente após esse período de análise do médico é que devem ser aprofundadas as conversas para a solução das queixas que o levaram à procura do cirurgião plástico.


Muitas pessoas que recorrem à cirurgia plástica buscam resultados imediatos e ignoram os riscos à saúde. Para garantir a segurança, existem protocolos a serem seguidos. Isso é fundamental para prevenir complicações durante e após a cirurgia.

Todo procedimento cirúrgico oferece riscos, mas uma boa análise dos exames pode diminuir consideravelmente as chances de alguma coisa dar errado. É muito importante que o médico conheça complicações e fique atento a qualquer possibilidade de surgimento delas em cada paciente.


Pensando nisso, vamos listar os principais exames solicitados no pré-operatório:


Exame de sangue

É o mais comum, básico e mede algumas taxas importantes como glóbulos vermelhos e brancos, e células formadoras de coágulo. Se algum resultado não estiver na escala normal, o médico poderá adiar a cirurgia, até que o nível dos exames se estabilize. Já imaginou realizar uma cirurgia plástica em um paciente cujo sangue não coagula normalmente? É um grande risco. O exame de sangue, geralmente, é solicitado em qualquer tipo de intervenção.


Eletrocardiograma (ECG)

Toda cirurgia provoca uma tensão no corpo, e um dos órgãos mais importantes na resposta ao estresse é o coração. Se o paciente possui um funcionamento normal desse órgão, passar pelo estresse não será um problema. Mas, se o paciente tiver qualquer tipo de complicação, uma cirurgia pode trazer consequências graves. O ECG é uma avaliação cardiológica são muito bem-vindos antes de uma cirurgia.


Mamografia/Ultrassonagrafia das mamas

A mamografia é um exame de raio-x das mamas, usado ​​para detectar e diagnosticar doenças da mama. A ultrassonografia também pode ser usada para complementar o exame das mamas.


Esses testes são usados para verificar se há anormalidades para o paciente antes da cirurgia. Servem para detectar tumores, nódulos e outras anormalidades.

Geralmente, estes exames são solicitados nas cirurgias de implante de silicone ou de redução da mama.


Siga a orientação médica

Acima listamos alguns dos exames pré-operatórios mais pedidos. O médico pode solicitar também outros exames que julgue importante para cada tipo específico de operação.


Algumas avaliações podem ser também solicitadas depois da cirurgia, para acompanhar a evolução de sua recuperação. O mais importante é não pular etapas, conversar sempre com seu médico e não colocar a saúde em risco.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
Dr. Alexander Nassif

CRM-MG 39.633  RQE 25.200

bottom of page