Suor excessivo? Saiba como solucionar o problema.
O suor excessivo é bastante incômodo e chega a ser constrangedor para quem sofre com o problema. A condição, chamada hiperidrose, atinge principalmente as axilas, mãos e pés, impactando diretamente no bem estar da pessoa. As crianças, por exemplo, costumam sentir-se inibidas e podem até sofrer bullying.
Todos estão suscetíveis a sofrer de hiperidrose. Contudo, pessoas acima do peso e diabéticos têm mais chances de apresentá-la. No calor, os sintomas ficam mais acentuados, causando ainda maior desconforto. Para diagnosticar a disfunção, existem exames específicos, por isso, é indicado procurar um especialista.
O problema pode ser solucionado sem intervenção cirúrgica, por meio da aplicação da toxina botulínica. O ativo inibe a liberação de acetilcolina na região aplicada e, logo, paralisa a produção de suor pelas glândulas sudoríparas. O efeito é temporário e, para manter a efetividade desse tipo de procedimento, é preciso fazer reaplicações da toxina a cada 24 meses.
Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser recomendada e consegue resolver o quadro em definitivo. Mas, é importante que a avaliação, em ambos os casos, seja feita por um médico de confiança.